Tipos de calvície: Entenda cada tipo de alopecia e identifique a sua

Tipos de calvície: Entenda cada tipo de alopecia e identifique a sua

A calvície é um problema que afeta milhões de pessoas em todas as partes do mundo, e no Brasil não é diferente.

O que muitas pessoas que já sofrem com a queda de cabelos não sabe é que existem diversos tipos de calvície, e saber identificar rapidamente qual é o tipo de calvície que está lhe afetando pode ser crucial para que você receba o tratamento correto e consiga os melhores resultados.

Por isso hoje vamos falar sobre os principais tipos de calvície para que você entenda a diferença entre cada um deles, e possa identificar a sua.

Alopecia androgenética

A alopecia androgenética é um tipo de queda de cabelos que pode afetar indivíduos do sexo masculino e feminino, fazendo com que a queda dos fios ocorra de forma rápida e acentuada.

Nesse tipo de alopecia é comum que os cabelos caiam em grandes quantidades em várias partes do corpo, não apenas no couro cabeludo mais em qualquer outra região, fazendo com que a região que antes era coberta pelos cabelos ou pelos se torne totalmente visível.

Por ser causada por fatores genéticos muitas vezes associados aos níveis de testosterona presente na corrente sanguínea o tipo androgenético da alopecia é mais comum nos homens, mas também pode se manifestar em mulheres.

Alopecia cicatricial

Esse tipo de alopecia ocorre quando o couro cabeludo sofre algum tipo de dano que acaba por destruir os folículos pilosebáceos.

Com a destruição desses folículos a produção dos fios é interrompida definitivamente, impossibilitando o crescimento de novos fios na região afetada, podendo inclusive criar cicatrizes nessas áreas.

A alopecia cicatricial pode se apresentar de duas maneiras:

  • Alopecia cicatricial primária: pode ser causada por processos infecciosos, inflamatórios ou mesmo autoimunes, fazendo com que o próprio organismo acabe atacando os folículos pilosebáceos.
  • Alopecia cicatricial secundária: decorrente de processos que indiretamente atacam o couro cabeludo como queimaduras, traumas, infecções virais, micoses, tumores, exposição a radiação, uso frequente de produtos químicos ou doenças dermatológicas raras como a genodermatoses.

Além da queda de cabelos, quando o paciente apresenta um quadro de alopecia cicatricial é comum que sintomas como coceira, região da perda com brilho e irritação no couro cabeludo.

Alopecia traumática

Causada pela ação sobre o couro cabeludo como exposição a temperaturas extremas, uso de tinturas, fios presos em penteados, alguns tipos de infecção ou após a realização de procedimentos cirúrgicos.

Muitas pessoas também apresentam alopecia traumática decorrente do hábito de puxar e arrancar os próprios cabelos.

Quando esse tipo de alopecia é identificado cedo a reversão do quadro é totalmente possível, porém, dependendo do trauma é possível que a região afetada não consiga mais produzir os fios para repor aqueles que se foram.

Alopecia mecânica

Esse tipo de alopecia pode causar a perda temporária ou definitiva dos fios, dependendo da causa e sua intensidade.

É comum que procedimentos estéticos como alisamentos e alongamentos capilares acabem por serem os causadores da alopecia mecânica.

O que realmente faz com que os cabelos caiam nesses casos é o movimento de tração que é exercido sobre os fios para que se consiga o resultado desejado com esse tipo de tratamento.

Alopecia areata

Doença inflamatória que causa queda de cabelos e pode ter vários fatores que contribuem para seu desenvolvimento.

Em grande parte dos casos de alopecia areata a queda de cabelos ocorre em poucas áreas do couro cabeludo, onde normalmente a perda dos fios pode ser total, deixando o couro cabeludo totalmente visível.

Porém a produção de fios não é interrompida definitivamente, ficando apenas inativa devido a inflamação presente no couro cabeludo.

Ao contrário de outros tipos de alopecia, aqui não existem outros sintomas físicos além da queda de cabelos, que pode impactar psicologicamente o paciente por afetar sua estética e a forma como ele se enxerga.

Alopecia seborreica

Trata-se de uma inflamação que pode causar descamação da pele em diversas partes do corpo como nariz, orelhas, couro cabeludo e face.

Conhecida também como dermatite seborreica, essa é uma doença crônica que pode ser causada tanto por fatores genéticos quanto por agentes externos como fadiga, reações alérgicas, altos níveis de estresse e uso de certos medicamentos.

Os sintomas mais comuns da alopecia seborreica são:

  • Oleosidade no couro cabeludo;
  • Caspa;
  • Escamas amareladas que podem causar ardência;
  • Coceira;
  • Queda dos fios.

Conclusão

Como você pôde notar, a calvície pode ter diversas causas e se manifestar de muitas maneiras diferentes.

Agora que você já sabe as características desses tipos de calvície, consegue identificar qual deles está fazendo com que você tenha esse tipo de problema.

Nossa clínica pode ajudar a diagnosticar o seu tipo de calvície e o tratamento ideal para que você consiga tratar os sintomas da calvície de maneira efetiva.

Entre em contato e agende agora mesmo sua visita para conhecer nossas instalações e tirar todas as suas dúvidas sobre a calvície.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

IMPLANTE CAPILAR
TIRE SUAS DÚVIDAS
Envie-nos uma mensagem agora mesmo!
close-link
Share This
Dúvidas? Fale Conosco