História do Transplante Capilar
Conheça a origem da cirurgia de transplante capilar
Evoluções e técnicas da cirurgia de transplante de cabelos
Ao longo da história do transplante capilar, o método se tornou um dos mais eficientes contra a calvície. Devido alguns tipos de doenças que causam a queda de cabelo serem irreversíveis, como a alopecia androgenética, muitos pacientes optam por realizar esta cirurgia plástica de reconstituição dos fios.
Como surgiu o implante capilar
A área de transplante capilar foi uma das que mais evoluiu nos últimos anos. Os primeiros relatos da realização da cirurgia são do período da Segunda Guerra Mundial, no Japão – Sasagawa/ Okuda em 1930 e Tamura em 1943.
Mas foi somente a partir dos anos 1950 que o transplante se solidificou como uma técnica eficiente, quando os fios transplantados passaram a manter suas características e crescimento mesmo na região afetada pela calvície.
Evoluções e técnicas de Transplante de Cabelo
Foi em torno da década de 80 que começaram a ser utilizados microenxertos na realização do transplante capilar, engajados pelo trabalho de Nordstrom, Uebel e Munir Cury.
Headington publicou em 1984 um trabalho minucioso sobre o couro cabeludo que ajudou a medicina moderna a entender melhor a estrutura dos folículos capilares, contribuindo assim para a modernização das técnicas de transplante de cabelo.
Foi descoberto que que as unidades mínimas dos folículos são compostas de um a até quatro fios de cabelo protegidos com um tecido conjuntivo.
A partir deste estudo se chegou ao conceito de unidade folicular tão importante para a evolução da cirurgia.
FUT – Follicular Unit Transplantation
No ano de 1988 foi realizada a primeira cirurgia de transplante utilizando apenas folículos capilares pelo americano Dr. Bob Limmer. Os folículos saudáveis são retirados e implantados nas áreas calvas através de túneis feitos por agulhas.
Mas foi somente a partir de 1988, com a publicação do estudo Follicular Transplantation, pelos doutores, Rassman e Bernstein, a técnica FUT passou a ser utilizada no mundo todo.
FUE – Follicular Unit Extraction
Segue os mesmos princípios da FUT, porém, é uma versão modernizada onde a extração dos folículos capilares acontece de forma mais minuciosa com a utilização do instrumento cirúrgico chamado punch, que mede entre 0,8 mm a no máximo 1mm.
Ao invés de serem retirados em quantidades grande para depois serem separados, na FUE, os folículos são retirados e transplantados em unidades, proporcionando uma cirurgia mais confortável ao paciente e com resultados mais rápidos devido a minimização do trauma e a ausência de cicatrizes lineares.
Transplante de fios longos
A primeira menção a este tipo de transplante capilar data de 1989 por Bouhanna, mas teve pouca repercussão na época. Em 2006, o cirurgião plástico brasileiro Pitchon publicou um estudo sobre a técnica por ele denominada Preview Long Hair ou Transplante de Fios Longos (TFL).
Nada mais é do que o transplante de fios de maior comprimento, o que promove um resultado aparentemente imediato. O que não impede que os fios transplantados caiam após algumas semanas para gerar novos fios como nas outras técnicas.
FUE com robô
A próxima fase dos transplantes capilares caminha para a tecnologia avançada. Nesta técnica a retirada dos fios e sua seleção para o transplante é feita por um robô.

DR. JULIO CESAR YOSHIMURA
Com uma carreira médica pautada pela ética, pelo profissionalismo e pelo respeito à saúde e ao bem-estar dos pacientes, o cirurgião plástico Julio César Yoshimura, dirige a clínica que leva seu nome, localizada na cidade São Paulo.