Cura da calvície: é possível acabar totalmente com a queda permanente de cabelos?
Estima-se que mais de metade da população masculina no Brasil seja afetada pela calvície, e entre as mulheres esse número é de cerca de 5%.
Mas será possível reverter esse quadro?
Existe algum tratamento que pode “curar” a calvície? Ou a pessoa que tem esse diagnóstico está fadada a conviver com a queda de cabelos de maneira irreversível?
Nesse artigo você vai descobrir as soluções disponíveis na medicina, e quais as opções que podem trazer melhores resultados para o seu caso.
Calvície tem cura?
Encontrar uma substância, ou desenvolver em laboratório um medicamento que cura calvície é o objetivo de diversos pesquisadores e empresas em diversos países do mundo.
Como a calvície é uma condição que é transmitida de maneira hereditária é muito difícil curar, ou mesmo prevenir.
Mesmo não tendo ainda encontrado algo que realmente cure calvície, a evolução da medicina nas últimas décadas faz com que seja possível amenizar os sintomas da calvície e possibilitando melhorias na estética capilar.
É possível minimizar os efeitos da calvície?
Embora não exista cura definitiva, a calvície pode ter seus efeitos reduzidos com a ajuda de medicamentos disponíveis no mercado.
Veja a seguir os tipos de tratamento que podem contribuir para reduzir a quantidade e a frequência de queda de cabelo.
Implante capilar
Esse tipo de procedimento tem como objetivo transplantar fios de cabelo saudáveis de áreas doadoras para regiões onde a cabeça se encontra calva.
Não se pode dizer que um implante capilar cura calvície, mas é o tratamento mais eficaz nos quadros mais avançados de calvície.
Medicamentos tópicos
O tratamento que utiliza medicamentos tópicos pode atuar de duas maneiras diferentes:
- Bloqueio dos hormônios responsáveis pela queda dos cabelos.
- Estimulando o crescimento de novos fios nas regiões que já foram afetadas.
O uso de um medicamento tópico não cura calvície, mas pode produzir bons resultados quando combinado com outros tratamentos.
Tratamento a Laser
Quando exposto ao laser, as células têm seu metabolismo acelerado, fazendo com que tanto a divisão celular quanto a eliminação de toxinas pelo organismo sejam feitas mais rapidamente.
Quando bem sucedido, faz com que os cabelos da região aplicada voltem a crescer mais grossos e compridos.
O número de sessões desse tipo de tratamento pode variar de caso para caso, e a duração de cada sessão é de aproximadamente 20 minutos.
Medicamentos orais
Um tratamento baseado em medicamentos orais para calvície pode ter uma duração indefinida e costuma apresentar os melhores resultados quando utilizado em casos de calvície hereditária.
Esses medicamentos atuam bloqueando hormônios que causam a queda de cabelos, principalmente a diidrotestosterona.
O principal efeito colateral do uso desses medicamentos é a diminuição da libido masculina, que acontece em pouquíssimos casos.
Xampus
O uso de xampus é recomendado para manter os cabelos e o couro cabeludo limpos, eliminando a oleosidade em excesso que pode ser prejudicial para a saúde dos fios e em alguns casos é o agente causador da calvície.
Conclusão
Apesar de ainda não existir um medicamento que cura calvície, o mercado oferece diversos tipos de tratamento que produzem excelentes resultados no combate à queda de cabelos permanente.
Assim é possível conviver por anos sem os incômodos da falta permanente de cabelos, mantendo sua autoestima e sua confiança.
É importante que consulte um profissional especializado para que receber as orientações corretas. Assim, os efeitos da calvície podem ser minimizados e até revertidos.
DR. JULIO CESAR YOSHIMURA
Com uma carreira médica pautada pela ética, pelo profissionalismo e pelo respeito à saúde e ao bem-estar dos pacientes, o cirurgião plástico Julio César Yoshimura, dirige a clínica que leva seu nome, localizada na cidade São Paulo.