Calvície masculina: Sintomas, causas e mais

É estimado que a calvície masculina atinge mais de 50% dos homens até a idade de 50 anos.

Se você quer saber quais os melhores tratamentos, sintomar e mais informações, continue lendo este artigo.

O que é calvície?

A calvície é uma condição que está diretamente relacionada a alguns fatores, entre eles a presença de hormônios sexuais masculinos, principalmente a testosterona, que acabam causando a atrofia dos folículos capilares.

Diferente da queda de cabelos que ocorre diariamente com qualquer tipo de pessoa, a perda que ocorre nos homens com calvície não são recuperadas pelo organismo.

Apenas com a ajuda de medicamentos e outros procedimentos é possível recuperar regiões que foram afetadas e não possuem mais fios.

O que causa calvície masculina?

A calvície masculina pode ser causada por diversos fatores, mas dois deles são os principais causadores: hereditariedade e alterações hormonais.

O fator hereditário sem dúvida é o principal responsável pela calvície.

Diversos estudos apontam que a calvície é transmitida por um gene presente no cromossomo X, que por sua vez é herdado da mãe.

As alterações hormonais também são grandes responsáveis pela calvície em milhares de casos, principalmente nos hormônios sexuais do homem.

Nesses casos a testosterona acaba convertida em DHT (dihidrotestosterona), que vai agir diretamente nos folículos capilares, fazendo com que os fios se tornem mais fracos e finos.

Essa ação da DHT faz com que a produção de cabelo, que é realizada pelos folículos capilares diminua gradativamente, até que cesse por completo.

Quais são os sinais da calvície masculina?

Os primeiros sinais da calvície masculina já podem ser notados entre os 17 e os 23 anos, quando os cabelos caem gradativamente, mas não de forma contínua.

É nessa época que surgem as primeiras, e famosas, “entradas”, que nada mais são do que regiões mais próximas da testa, de onde começam a cair os primeiros fios de forma definitiva.

Com o passar do tempo a queda dos cabelos vai acontecer principalmente na parte superior e central da cabeça, mantendo o cabelo das laterais e da nuca praticamente intactos.

É possível prevenir a calvície masculina?

Por se tratar de uma condição que é transmitida geneticamente na grande maioria dos casos, é impossível prevenir o surgimento da calvície masculina.

Calvície masculina tem cura?

Apesar de todo o avanço da medicina nas últimas décadas, cientistas e médicos ainda não conseguiram encontrar uma cura definitiva para a calvície masculina.

Por isso, a recomendação é começar a realizar tratamentos o mais cedo possível, assim é possível amenizar os efeitos da calvície.

Em casos mais avançados, existem opções como o implante capilar, que possibilita o crescimento do cabelo mesmo em áreas calvas.

De qualquer maneira, o mais recomendado é que visite um especialista adequado para poder te instruir sobre as melhores opções para cada caso.

Conclusão

Como você pôde ver, a calvície é uma doença que afeta cerca de metade da população masculina, e mesmo com todas as inovações médicas e cientificas ainda não se chegou a uma cura para a doença.

Mesmo assim, é possível tomar medidas, como o início precoce de tratamentos, para que os seus sinais possam ser postergados, evitando por mais tempo os desconfortos inevitáveis de quem sofre com a calvície masculina

Implante Capilar em São Paulo

Dr. Julio Cesar Yoshimura

DR. JULIO CESAR YOSHIMURA

Cirurgião Plástico

Com uma carreira médica pautada pela ética, pelo profissionalismo e pelo respeito à saúde e ao bem-estar dos pacientes, o cirurgião plástico Julio César Yoshimura, dirige a clínica que leva seu nome, localizada na cidade São Paulo.

11 3885 8555

TIRE SUAS DÚVIDAS